Dublin em dois dias
Planeje sua viagem para Dublin com este roteiro de dois dias e conheça o melhor desta cidade encantadora.
Para quem tem pouco tempo para visitar Dublin, oferecemos um roteiro de dois dias, supondo que você chegará na sexta-feira à tarde e irá embora no domingo na mesma hora. Se você for viajar outro dia da semana, recomendamos checar os horários das atrações.
Uma recomendação caso você não goste de caminhar muito (ou se tiver algum problema de mobilidade) é comprar o bilhete do ônibus turístico de Dublin.
Dia da chegada
Depois de aterrissar, você terá que pensar a melhor maneira de chegar ao centro de Dublin. Se o seu hotel estiver um pouco afastado do centro e você precisar utilizar os ônibus ou se você simplesmente não quer se preocupar, o melhor é comprar o ticket "Rambler" de 3 dias, válido para utilizar os ônibus de forma ilimitada, incluindo os serviços especiais 747 e 748 do aeroporto.
Se você não quer se preocupar com nada, a opção mais confortável é reservar um transfer do aeroporto de Dublin até o hotel.
Ao chegar na cidade, já sem as malas e com um mapa nas mãos, a melhor forma de começar a visita é ir ao bairro mais vivo de Dublin, o Temple Bar, uma zona de bares, pubs, restaurantes e artistas de rua.
Para quer entrar no ritmo da cidade, você pode reservar o Pub Crawl pelo Temple Bar.
Antes de jantar, você pode tomar uma pint de Guinness no Oliver St. John Gogarty ou no Temple Bar, dois dos pubs irlandeses mais famosos da zona.
Se você quer curtir a noite, está no lugar certo; mas se você prefere fazer uma caminhada, o ideal é andar pela Grafton Street e travessas.
Primeiro dia
Começaremos o dia visitando a Prisão de Kilmainham, um dos lugares mais chamativos de Dublin. Para não se cansar no início, recomendamos ir até lá de ônibus, já que há muitas linhas que passam pela prisão. Para poder fazer um dos primeiros tours, recomendamos chegar antes das 10:00 horas.
Depois de visitar a prisão, vá à Fábrica da Guinness, que está a uns 15 minutos de caminhada pela rua Old Kilmainham em direção ao centro da cidade, quando a rua muda seu nome para James’s Street.
Depois da visita, volte à rua anterior para ir à Catedral Christ Church e, caminhando em direção ao sul pela Nicholas Street, você encontrará a Catedral de St Patrick. Essas são as duas igrejas mais importantes de Dublin e merecem a visita.
Nessa hora, você já estará com fome e poderá comer algo no caminho ao centro, na Dame Street.
Dedicaremos a tarde a passear pelas principais zonas comerciais de Dublin. Mesmo que você não queira fazer compras, esse itinerário também é interessante do ponto de vista turístico, já que passa pelas principais ruas da cidade.
Começaremos o passeio pela Grafton Street e chegaremos ao St Stephen Green Shopping Centre. No caminho, você passará pela loja de departamentos Brown Thomas, a mais famosa de Dublin.
Beirando o shopping de St Stephen Green, você deverá pegar a South William Street para chegar a dois shoppings interessantes: Powerscourt Townhouse Centre, luxuoso e imprescindível, e George Street Arcade, conjunto de lojas cujo acesso é feito pela rua Castle Market.
Quando você se cansar de passear pela zona, você pode atravessar o rio Liffey para ir à O’Connell Street, a segunda rua comercial mais importante. Depois de dar um passeio, pegue a Henry Street, onde há lojas e shopping suficientes para passar a tarde.
Depois das compras, você pode tomar uma cerveja na The Church, igreja que se tornou um dos pubs mais originais de Dublin. Está no número 1 da Mary Street, a 5 minutos de caminhada da Henry Street.
Nessa hora, o melhor que você pode fazer é ir a Temple Bar, onde você pode jantar, tomar algo ou, se tiver energia, curtir a surpreendente vida noturna de Dublin.
Segundo dia
Começaremos o dia às 10 da manhã visitando o Trinity College, um dos símbolos de Dublin e uma das universidades mais antigas do mundo. Embora o preço seja um pouco elevado, nós recomendamos visitar a exposição sobre o Livro de Kells e a Antiga Biblioteca.
Depois da visita ao campus, você deve pegar a Nassau Street e continuar até chegar a Merrion Square, um dos parques mais animados do centro de Dublin. No interior do parque está a estátua de Oscar Wilde.
Na esquina contrária do parque onde você saiu, fica a Casa Número 29 (fechado permanentemente), um edifício restaurado onde se pode ver como era a vida na antiga Dublin.
Perto do parque está o Museu de História Natural e à Galeria Nacional da Irlanda. Dando a volta no quarteirão, você encontrará o Museu Nacional de Arqueologia e a Biblioteca Nacional. Se tiver tempo, esses lugares são muito interessantes.
Caminhando em direção ao sul, você chegará ao parque mais animado da cidade, o St Stephens Green. Nele, você poderá dar um passeio ou fazer como muitos dublinenses, comprar algo em um supermercado próximo e comer no parque.
Provavelmente já será a hora de fazer as malas para poder pegar o voo, por isso aqui termina nosso roteiro de um fim de semana em Dublin.
Ainda tem tempo?
Se você tem mais tempo na cidade, não deixe passar a oportunidade de passear pelo Phoenix Park, visitar a surpreende mansão Casino Marino, as igrejas de St Michan e St Audoen, a exposição Dublinia e o Castelo de Dublin.
Se você tiver tempo, recomendamos reservar um passeio de barco por Dublin para apreciar a cidade de um ponto de vista diferente.
Se você não quer se limitar à capital, sempre é interessante conhecer as incríveis paisagens da Irlanda. Essas são algumas das melhores excursões saindo de Dublin: