
Biblioteca Chester Beatty
Apesar do seu nome, a Biblioteca Chester Beatty (Chester Beatty Library) não é apenas uma biblioteca, mas um museu que abriga diferentes tesouros artísticos pertencentes a grandes culturas e religiões do mundo.
As exposições
A coleção completa da Biblioteca Chester Beatty foi doada em benefício público pelo colecionador Sir Alfred Chester Beatty, um magnata dedicado à indústria mineira.
Através das coleções de manuscritos, gravuras, miniaturas, ícones, objetos artísticos e livros de arte vemos representados alguns países da Ásia, Oriente Médio, África do Norte e Europa.
Na galeria do primeiro andar são expostas importantes peças do mundo ocidental, além do islâmico e da Ásia oriental. Nessa parte há excelentes coleções de livros chineses feitos em jade, minúsculos recipientes que os japoneses usavam para guardar seus remédios, ou miniaturas da Corte Imperial Mongol Indiana.
O segundo andar da Biblioteca Chester Beatty está dedicado às grandes religiões do mundo, incluindo o Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Budismo e Hinduísmo. Nessa parte se destacam alguns exemplares do Alcorão do século IX, papiros que datam de 1100 a.C., ou alguns dos mais antigos exemplares do Antigo Testamento.
Se tiver tempo de sobra
Apesar de a Biblioteca Chester Beatty expor magníficas coleções sobre as religiões e culturas do mundo, não podemos dizer que ela é imprescindível.


Horário
Terça a sexta: 9h45 - 17h30.
Quarta-feira: 9h45 - 20h.
Sábado: 9h45 - 17h30.
Domingo: 12h00 - 17h30.
Fechado às segundas-feiras: novembro-fevereiro
Preço
Entrada gratuita. Doação sugerida €10 (US$10,79).
Transporte
Ônibus: Werburgh St., linhas 50X, 56A, 77, 77A, 77X, 150 e 151.
Lugares próximos
Castelo de Dublin (84 m) Prefeitura de Dublin (192 m) Catedral Christ Church (261 m) Dublinia (294 m) Catedral de St. Patrick (399 m)